Turma 3º A

O Usufi, no último dia de aulas trouxe-nos um artigo sobre um jogador de futebol muito conhecido, O Eusébio. Mas como estava escrito numa folha que não consegui digitalizar, de maneira a tornar-se legível, resolvi colocar aqui um artigo da Wikipédia sobre ele:
 Eusébio da Silva Ferreiraconhecido simplesmente por Eusébio, é um ex-futebolista português nascido em Moçambique (em Lourenço Marques, a 25 de Janeiro de 1942). Ele é considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos. 
Eusébio ajudou a Selecção Nacional Portuguesa a alcançar o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966, sendo o maior marcador da competição (recebendo a Bota de Ouro), com nove golos (seis dos quais foram marcados em Goodison Park) e recebendo a Bola de Bronze. Ganhou a Bola de Ouro em 1965 e ficou em segundo lugar na atribuição da mesma em 1962 e 1966. Eusébio jogou pelo Benfica 15 dos seus 22 anos como jogador de futebol, sendo associado principalmente ao clube português, e é o melhor marcador de sempre da equipa, com 638 golos em 614 jogos oficiais. No Benfica ganhou 11 Campeonatos Nacionais, 1 Taça dos Campeões Europeus (1961-1962) e ajudou a alcançar mais três finais da Taça dos Campeões Europeus (1962-1963, 1964-1965 e 1967-1968). Ele foi o maior marcador da Taça dos Campeões Europeus em 1965, 1966 e 1968. Ganhou ainda a Bola de Prata sete vezes (recorde nacional) em 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1970 e 1973, um feito inigualável. Ele foi o primeiro jogador a ganhar a Bota de Ouro, em 1968, façanha que mais tarde repetiu em 1973.

Apelidado de O Pantera NegraA Pérola Negra ou O Rei em Portugal, Eusébio marcou 733 golos em 745 jogos oficiais na sua carreira. Ele era conhecido pela sua velocidade e pelo seu poderoso remate preciso de pé direito, tornando-o num excelente goleador prolífico. Ele é considerado o melhor futebolista de sempre do Benfica e de Portugal e um dos primeiros avançados de classe mundial africanos. Apesar de ter nascido em Moçambique, Eusébio só poderia jogar pela Selecção Portuguesa, como Matateu e Mário Coluna (padrinho da nossa professora), entre outros, antes dele, já que o país africano era considerado um território ultramarino de Portugal e os seus habitantes eram considerados portugueses.
O nome de Eusébio aparece muitas vezes nas listas e votações de melhores jogadores de futebol de sempre feitas pelos críticos de futebol e fãs. Foi eleito o nono melhor jogador de futebol do século XX numa pesquisa realizada pela IFFHS, faz parte da lista dos 50 melhores jogadores de todos os tempos do Planète Foot, ficou no 8º lugar da lista "Os melhores do século XX" elaborada pela revista Placar e o décimo melhor jogador de futebol do século XX numa pesquisa realizada pela revista World Soccer. Pelénomeou Eusébio como um dos 125 melhores jogadores de futebol vivos na sua lista FIFA 100, elaborada em 2004. Ele ficou em sétimo lugar na votação online para o Jubileu de Ouro da UEFA. Em Novembro de 2003, para comemorar o Jubileu da UEFA, foi escolhido como o jogador de ouro de Portugal pela Federação Portuguesa de Futebol como o seu melhor jogador dos últimos 50 anos.
Desde que se retirou, Eusébio tem sido um embaixador de futebol e é um dos rostos mais conhecidos do desporto. Ele é muitas vezes elogiado pelo seu conhecido fair-play e humildade, até mesmo pelos adversários. Foram realizadas várias homenagens por parte da FIFA, da UEFA, da Federação Portuguesa de Futebol e do Benfica em sua honra. O ex-jogador do Benfica, da Selecção Portuguesa, e amigo, António Simões, reconhece a sua influência no Benfica e disse: "Com Eusébio talvez pudéssemos ser tri-campeões europeus, sem ele talvez pudéssemos ganhar o campeonato”.
"in wikipédia"



Parabéns: 8 

Parabéns Jorge, espero que venhas visitar o nosso blogue e vejas que eu me lembrei de ti. Beijinhos!!! Boas Férias!

Hoje é dia dos avós e eles bem merecem esta homenagem, principalmente aqueles que são como pais para os seus netos. Parabéns!!!
recados para orkut
recados para orkut
Este recado é para a Thalya, a minha aluna que faz anos hoje e de quem eu não me esqueci!!! Estou de férias mas já tenho muitas saudades vossas!!! Beijinhos e Felicidades!É Verão!!! Estamos de férias!



Aniversário: 3 

Como te prometi aqui vão os nossos Parabéns pelo teu aniversário Emilly. Toda a FELICIDADE do mundo minha querida.. Beijinhos da tua professora Noélia


Os meninos e as meninas estão de férias... mas há sempre novidades a contar. Hoje o Bruno faz anos!!! Muitos Parabéns Bruno, e muitas felicidades!
Feliz Aniversário

  Continuação de Boas Férias!!!



E já estamos de Férias. Estamos no 4º ano... Yeyyyyyyyy! Até para o ano! Boas férias para todos!!! Divirtam-se com o Verão!



Fantástico! Hoje foi a festinha de encerramento do ano letivo!!! Foi mesmo uma alegria!!! A turma gostou. Até participámos e adorámos!!! Era uma vez um rei!!! Foi mesmo divertido... 


a Hadja fez anos! Comemos bolo que estava uma delícia e recebemos lembranças. Que final de ano em festa, dupla!!!   

E o seu auto retrato; aqui está ele!




Começa hoje... e já cheira a areia, mar... praia, fériasssssssssssssssssssssss!!!!
A capa dos trabalhos da Clara! Um cheirinho a Verão!



Dia de Santo António
Festas Populares 
O Luis trouxe-nos este artigo no Folhinhas. É sobre a terra de onde vieram os seus familiares:
Click to play this Smilebox photo album



Realizou-se hoje no Pavilhão da Escola General Humberto Delgado, a Mostra das Actividades de Enriquecimento Curricular. Foi uma tarde de bastante convívio em que os alunos participaram com grande alegria.

 Antes de começar... íamos treinando com as nossas flautas...
 Em cima do palco... antes de atuar...
Os nossos professores das AEC's! Obrigado professores!
........... 
 É um final de ano a aproximar-se e a começar a deixar saudades...
Os diplomas que recebemos!


Convite: Na próxima quarta-feira, dia 8 de Junho, vai realizar-se a Mostra das Actividades Enriquecimento Curricular onde apresentaremos alguns trabalhos:


O nosso tecto já tem mais uma borboleta construída com cartão, palhinhas e rolos de papel pintados...





Hoje é o Dia da Criança!
Vamos brincar e aprender!!!
Realizámos muitas actividades:
Pinturas Faciais...
Click to play this Smilebox slideshow

Karaoke e dança...
Leitura de livros...

Click to play this Smilebox collage

Jogos Tradicionais... 


e Pintura de um painel para a construção de um Painel Colectivo...


e divertimos-nos imenso!



O nosso painel da Primavera
Os materiais são folhas de jornal e folhas de rascunho... pintadas com tintas.

TRecados para Orkut

A Clara faz anos... Viva, viva, viva. Parabéns da turma e da professora Noélia. Beijinhos de todos e muitas Felicidades!!!
O seu auto retrato:
erminou ontem a Semana das Actividades de Enriquecimento Curricular na nossa escola. 
Foram uma série de actividades que os alunos realizaram entre música, inglês , expressão física e plástica.

No último dia realizou-se um Peddy Paper onde participaram todos os alunos, desde o 1º ano ao 4º. 



Foi uma semana em cheio e divertida!
Na 5ª feira, fomos ao Pavilhão Paz e Amizade, em Loures para participar num jogo  no âmbito do Projecto "Água, pequenos gestos, grandes conquistas..." realizado pelos Serviços Municipalizados de Loures.
 Foi uma tarde bem passada com muita alegria e diversão. O que interessou foi participar.

       Click to play this Smilebox collage
Os nossos dois concorrentes que fizeram parte da equipa. Antes...
 e depois...
 ficámos em segundo lugar...  
As medalhas que os participantes ganharam:




Já estamos a entrar na reta final do ano letivo... Temos imenso trabalho, andamos a consolidar a matéria que aprendemos. Fazemos muitas revisões para que fique tudo nas nossas cabeças, pois com as férias, a tendência é para brincarmos, mas é claro. E para o ano vamos ter responsabilidade acrescida. É o nosso último ano e queremos saber muito, muito, muito...
O pai da Dayna enviou-nos uns símbolos interessantes de Moçambique que vamos colocar aqui. Foi neste país que ela nasceu mas a sua origem é indiana... 




A PRIMAVERA
Tem sido o tema de alguns trabalhos, escritos e ilustrados, realizados nestes últimos dias. É bonita esta estação, por isso, a nossa sala também está a ficar do mesmo modo!!! São flores, borboletas, joaninhas, árvores enfeitadas, um rol de coisas que andamos a trabalhar!



O Ruben está de Parabéns pois faz anos!!! Muitas felicidades! E que bolo delicioso que ele nos trouxe! Eis o auto retrato 
 e uma foto da nossa festinha...
O João adorou a matéria nova, que estamos a dar desde 5ª feira da semana passada, e realizou as tarefas propostas num abrir e fechar de olhos! Excelente! E depois de ter construido uma linda borboleta, 
veio ao computador fazer um desenho no Paint. E aqui está ele muito giro!!!

Com a realização das provas de Aferição na nossa escola, andámos sem tempo de vir colocar trabalhos e artigos aqui no blogue. Mas hoje tinha que ser, temos o artigo da mãe da Diana para ler e aqui está ele. É sobre Cabo Verde, mais um país africano, muito bonito e do qual vale a pena saber mais...





Feliz Dia da Mãe para todas as Mães, deseja a turma do 3º A. E vamos presentear as nossas mamãs com umas prendinhas feitas por nós e que esperamos que gostem muito
Beijinhos a todas as MÃES!!!


Click to play this Smilebox slideshow
Click to play this Smilebox collage

Voltámos à escola ontem, mas já estamos a trabalhar bastante. Para colocarmos os nossos trabalhos fizemos a terceira capa para o 3º Período, o último para acabarmos o 3º ano. E o tema foi a Primavera ou como tem sido, ao longo do ano, a escola e os alunos!!! Os desenhos estão magníficos!!! Aqui estão alguns, são os da Cristiana, Luis, Emilly e Kelma...






Free Graffiti Logo Maker - http://www.easygraffititext.com




Dia da Terra

    Más notícias:
    Quercus avisa que excesso de consumo está a destruir o planeta
    "O nosso relacionamento com o planeta Terra piorou nos últimos anos. Apesar de estarmos mais eficientes, temos cada vez mais produtos a gastar mais. A pressão sobre a Terra está a tornar-se cada vez maior", avisa Susana Fonseca, presidente da Quercus. Por isso, esta associação ambiental admite que quarenta anos depois da primeira comemoração do dia da Terra, este planeta está na mesma ou pior.
    O excesso de produção e de consumo parece ser a maior das "doenças" e a que provoca o resto dos males do mundo. A Quercus aponta, até, para a iminência de um cataclismo de magnitude planetária, em que as alterações climáticas são apenas um dos sintomas.
    Dados da associação ambientalista indicam que, para mantermos este nível de consumo de recursos precisamos de um planeta e meio. No caso de Portugal, o número sobe para dois planetas e meio. É como ter um frigorífico cheio de comida em casa, mas o apetite voraz exigir dois e meio para sustentar a fome.
    A culpa parece ser da nossa sociedade: "É-nos passada uma imagem de consumo e de luxo, em que o valor das pessoas vem daquilo que têm e não do que são. Isto é uma atitude insustentável para quem se preocupa com questões ecológicas", diz Susana Fonseca. Uma questão de elevada importância num planeta em que três em cada quatro pessoas vivem em países em débito ecológico.
    Estas são as nações que não conseguem produzir dentro das suas fronteiras os produtos que consomem, nem desfazer-se dos resíduos que produzem. "Este desrespeito pelos limites do planeta Terra acontece quando apenas mil milhões de pessoas têm uma vida abastada, mil a dois mil milhões vivem em economias de transição e cerca de três a quatro mil milhões sobrevivem com apenas alguns euros por dia", diz a responsável da Quercus.
    in DN 22-04-2011
    DIA MUNDIAL DA

    Terra: 40 anos de celebração e continua tudo na mesma

    por BRUNO ABREU


Os temas desta semana foram a primavera e a Páscoa. Esta última, é uma festa comemorada pelos católicos, mas quando chega esta altura, os meninos gostam todos de pintar ovos ou jogar jogos relacionados com ela. O nosso cesto da porta encheu-se de ovos, o tecto já tem passarinhos e flores... 
                             Click to play this Smilebox scrapbook

No jogo da caça ao ovo, quem encontrou o 1º foi a Hadja 
   
 e o 2º foram o Hugo e o Luis. Parabéns!
Nesta semana visitámos a Escola Secundária José Cardoso Pires. Pintámos azulejos, Vimos exposições de monumentos de Inglaterra e de Biologia e Geologia. Gostámos muito!!!



A nossa floresta continua a florir e as suas árvores começam a ter as copas com mais folhas...

 A nossa contribuição para a cestinha dos ovos da Páscoa!!! Está bonito???

Dois dos raminhos que chegam à secretária da professora, mensagens que dizem que chegou a primavera e, também, "professora gostamos de si"!!! Obrigado lindos, mas queria tanto que vocês quisessem aprender e se portassem bem!!! Era uma professora feliz!!!



O Viniciús é de origem brasileira, e, a mãe enviou-nos um artigo sobre a Música Sertaneja que é um tipo de música no Brasil... Leiam, está muito interessante!


SEMANA DA COMUNIDADE EDUCATIVA

Começou hoje a Semana da Comunidade Educativa. E a primeira actividade que fizemos foi dentro do Projecto "Biodiverte".
Click to play this Smilebox collage
Andámos pelo campo circundante da escola, a ver se encontrávamos lixo que deveria estar nos contentores da reciclagem. E, infelizmente, encontrámos bastante...E na sala fizemos desenhos sobre esse tema:




A nossa sala já temos uma floresta que está a florescer. Estamos na primavera, é tempo da natureza renascer.
Realizámos uma composição colectiva sobre esta bonita estação e, fizemos  desenhos para a ilustrar, aqui estão alguns:


 



Click to play this Smilebox collage
A semana da leitura acabou ontem, mas as histórias e os livros vão continuar a acontecer nesta escola." Ler é Aprender", dizem o João, o Hugo, a Emilly, e mais... nos marcadores que fizeram para oferecer aos leitores visitantes. 


Eles gostam muito de ler e de ouvir ler... Recebemos a visita da Márcia Francisco
 da Professora Diana e do Professor António Mota.

 Poucos, mas bons contadores de histórias tais como, "O Príncipezinho" (o capítulo do encontro entre a raposa e o principezinho), "A Balada da Neve", "O leão e o rato", "A bela Infanta" e mais... Antoine de Saint Exupéry, Augusto Gil, António Mota, autores de livros espectaculares. A professora leu um livro muito bonito de Mia Couto, "O Gato e o Escuro", à turma do 2º ano B. Um livro que já nos tinha lido mas que temos que recordar de novo um destes dias, de certeza!!!

- Podemos ler as nossas adivinhas, sim, professora???
E a nossa escola está a encher-se de árvores... 

É tempo delas se encherem de novo de folhas verdinhas e flores lindas... Mas nós já temos maçãs com adivinhas, foram os meninos que pesquisaram e colámos nas folhas das maçãs que fizemos com papel machê!!! 
Que escola tão bonita. Na entrada temos uma árvore, cheia de folhas com palavras, que todos os meninos da escola escreveram. 





Este artigo não precisa de mais apresentações, apenas posso pedir que o leiam atentamente pois tem muitos bons conselhos para a nossa saúde oral!!!


Para o Nilton, muitas felicidades neste seu aniversário da turma 3ªA. Beijinhos
E o seu auto retrato está muito bonito:
E aqui está uma foto do Nilton com os colegas na sua festinha de aniversário:




Hoje, dia de S. José, comemora-se o DIA DO PAI em Portugal.
Na nossa turma, os meninos realizaram uma prendinha para dar aos papás. E foram embrulhadas por papéis de embrulho originais e próprios para o dia. Ficámos muito contentes com as nossas obras. Esperamos que os papás tenham gostado! Parabéns e cumprimentos pelo vosso dia Pais!!!




Ontem fomos a uma das salas do JI, da nossa escola, ler um livro já muito nosso conhecido "O Bebé"! Já quase o sabemos de cor pois é tão bonito, e, não nos cansamos de o ler... Adoramos!

Os pequenitos escutaram com muita atenção a história e no final deram a sua opinião e fizeram perguntas. Foi bonito, temos que repetir Educadora Fátima. Beijinhos!


A Reciclagem, um tema tratado pela mãe do João. Pensando bem no nosso futuro e vendo o lixo que estamos a ter em excesso,  devemos reciclar para que o ambiente não se torne insustentável. Segue-se o artigo:


Hoje está de Parabéns a Joana!!! Muitas felicidades e tudo de bom desejam a turma 3º A e a professora Noélia.
E aqui está o seu auto retrato!




 
Na nossa escola, o Carnaval foi assim:

Click to play this Smilebox scrapbook
Esta é a máscara que fizemos para a exposição:


A Kelma fez aniversário nestas mini-férias de Carnaval, dia 6 de Março, aqui vão os Parabéns para ela da turma 3ª A e da professora Noélia. Muitas felicidades Kelma!!! Yuppiiiiiiiiiiiii!



E aqui está, como já é habitual, o seu auto retrato... Está fantástico pois a Kelma tem muito jeito para desenhar!




E chegámos ao Carnaval, a época do ano em que nos podemos mascarar e divertir, sem ninguém levar a mal! A mãe do Hugo fala-nos sobre isso neste artigo que nos enviou através do nosso Folhinhas:



Hoje recebemos a visita da ilustradora Carla Antunes. 
Aqui está a sua biografia:
Nasceu em Lisboa no século passado no ano de 1974.

Mora com o seu príncipe numa casinha toda enfeitada com luzinhas.
Adora ler, brincar dentro de água, cozinhar, comer bombons em forma de coração e fazer bolinhas de sabão.
Tornou-se ilustradora porque não conseguiu ser fada.
Tem dois grandes sonhos: conhecer um Anjo e poder andar descalça em cima das nuvens.
Se alguém encontrar um Anjo, por favor escreva-lhe com urgência.


E aqui vamos contar a visita toda:
Click to play this Smilebox scrapbook
Se quiserem saber mais sobre ela podem visitar os seguintes blogues:
Que desenhos tão lindos!!! Que cores!!!
A mãe do Afonso enviou-nos um artigo sobre a alimentação que devemos ler com muita atenção:
Outra notícia:

ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS
FLORESTA PARA TODOS
Concurso Descobrir a Floresta

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas, tendo como objectivo mobilizar a comunidade para assegurar a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável das florestas a nível mundial.

A Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO, é a entidade responsável pelas iniciativas do Ano Internacional das Florestas em Portugal.

O presente Concurso é uma iniciativa promovida pelo Comité Português para as Comemorações do Ano Internacional das Florestas e dinamizada por um grupo de trabalho formado no âmbito do referido comité. O grupo de trabalho é constituído pelos seguintes Organismos: Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural/ Autoridade Florestal Nacional (AFN), Ministério da Educação/ Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), UNESCO e Agência Ciência Viva.

O Concurso Descobrir a Floresta apresenta-se como um desafio à comunidade educativa na concepção de trabalhos versando o estudo de um ecossistema florestal a nível local, regional ou nacional Pretende-se envolver alunos, professores e as escolas, com o apoio de autarquias/empresas, na concepção de trabalhos que promovam a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de conhecer, gerir e preservar as florestas de uma forma sustentável.

A inscrição no concurso é realizada através do preenchimento de uma ficha, pelos Directores das Escolas/Agrupamentos, disponível no endereço http://area.dgidc.min-edu.pt/descobrir_floresta/login.asp, à qual se acede com o código GEPE das Escolas/Agrupamentos.

Respeitando a autonomia pedagógica das escolas, nomeadamente o seu Projecto Educativo, a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular convida as escolas a associar-se a esta iniciativa, que se enquadra no contexto da Educação para a Cidadania, nomeadamente, no âmbito da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável a qual pode potenciar o trabalho que as escolas têm vindo a desenvolver.


Que lindo soldadinho de chumbo... Estas leituras de histórias dão-nos para fazer trabalhos e desenho engraçados, não dão?


Esta história do SAPO APAIXONADO também teve direito a desenhos!!!




Na 3ª feira, dia 15 de Fevereiroa professora Maria João visitou-nos, e assistiu à aula sobre um Arco-íris... Fizemos depois uma composição e pintámos desenhos...


Dia de S. Valentim!
E quem foi S. valentim?
E porque se comemora este dia?
Sabem responder?
Nós fomos à Internet procurar e eis a resposta:
São Valentim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Valentim, (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem invisual, Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
Neste dia é comemorado o dia dos Namorados!


Hoje recebemos um trabalho realizado pela Kelma, na aula do Apoio com a Profª Sandra Solipa.
A proposta foi trabalhar o dia dos namorados. Vejam se não está bonito:

As cores dos Sentimentos são assim:
Mais trabalhos:


Mais uma contribuição para o nosso blogue, desta vez foi a mãe da Clara que nos enviou este artigo sobre os Direitos da Criança, ora leiam lá!!!






No âmbito da semana das ciências, fomos hoje ao cantinho da SAC Ciências, para ver se conseguíamos responder a esta pergunta:
E conseguimos:
Como se vê registado num dos cadernos dos alunos:
E fizemos várias experiências:

E aqui estão várias fotos das experiências... Esta aqui mostra mesmo que o azeite não se dissolve na água, ficando no cimo do copo!!! Espectacular!!!
O açúcar dissolve-se na água! 
E a farinha também!
A história do cigano Avelino ilustrada no caderno... 
É lógico que tinha que colocar aqui alguns desenhos, mas foi difícil escolher! Estes meninos fazem desenhos espantosos, eis alguns: 
Desenhado pela Emilly
Desenhado pela Clara
Desenhado pela Cristiana
Desenhado pela Kelma
Desenhado pelo João





O Luis faz anos. Está de parabéns! Feliz Aniversário Luis. Beijinhos da turma 3ºA e da professora Noélia.
Muitas Felicidades!
E aqui está o seu auto-retrato:

De vez em quando (quase todos os dias, eh eh eh) recebo prendinhas destas dos meus alunos. Eu fico contente!!!




Ontem foi o dia a Escolar da Não Violência e a Educação para a Paz e o João escreveu este texto muito interessante. Foi corrigido e ele copiou a correcção. 
 Estes desenhos ilustram o texto "1ª Infância", trabalhado na semana que passou. As meninas estavam todas contentes com os desenhos das mamãs!!! E têm razões para isso, estão tão bonitos!





Como ficámos contentes a fazer estes Pinguins!!! Mas temos que fazer todos os trabalhos depressa e bem. E temos que mostrar que aprendemos tudo!

O João foi o vencedor do Problema do Mês!!! Parabéns!


A Emilly ficou em 2º Lugar. Muito bem!
O Usufi ficou em 3º. Mas conseguiu! Valeu Usufi!!!


Belo tema! Está dentro do assunto que nós temos andado a trabalhar, no âmbito do projecto da Eco-escolas, a Poupança da Água. Eis o artigo muito interessante escrito pela tia do Jorge, Maria Lizete:

A tia do Jorge, também nos enviou algumas fotografias que vou colocar aqui, juntamente com estas palavras:
 "Aqui vão algumas imagens de Angola uma terra linda, cheia de encanto.
Um país com muitas riquezas naturais e com um solo fértil.
É deste lindo país de onde vem o vosso colega Jorge Evander."
 Serra da Leba, sul de Angola
 Girafas num parque de Angola
 Baía de Luanda, capital de Angola

Estas fotos vêm mostrar outros locais do Mundo e tem a ver com a matéria de Estudo do Meio.


VIVA! VIVA! VIVA! O Afonso faz anos! Yuppi! Feliz Aniversário Afonso. Vamos ter bolo no intervalo e vamos cantar os Parabéns! Parabéns da turma 3º A e da professora Noélia.


Olhem, vejam, é o seu auto retrato! Está muito bem, sim sim!!!
Duas digitalizações dos cadernos dos meninos quando falámos dos símbolos da nossa Freguesia "Santo António dos Cavaleiros". Sabem quais são?
Hoje ficámos muito contentes. A mãe da nossa colega, que é de nacionalidade brasileira, enviou-nos um artigo. E ela teve uma grande ideia, claro, "então se eu sou do Brasil vou falar de algo que tem a ver com o meu país!!!" Pensamos nós que foi assim, não foi mãe da Emilly? Gostámos do artigo, e aqui está ele! Leiam!!!


Estamos sempre a visitar o nosso site e os blogues das outras turmas com a nossa professora ou em casa.. Mas também visitamos muitas vezes o nosso Jornal "Jornal Manias". A professora teve então, na segunda feira, a ideia de escrever um artigo sobre os bogues ou blog pois nós estamos sempre a perguntar como é que ela faz para termos este blog! Foi engraçado, pesquisámos na wikipédia , uma grande enciclopédia da web, e outros sites e blogs. E saiu este artigo que está aqui a seguir. Leiam mas vão ao nosso jornal ler os outros artigos que estão lá porque são muito interessantes. É de todo o Agrupamento e toda a comunidade escolar colabora. Cliquem aqui JORNAL MANIAS !


Penso eu de que...
Blogues...
Jan19-2011
Profª Noélia Martins e Turma 3º Ano A da EB1/JI da Quinta do Conventinho

A escola é um lugar onde nós podemos ganhar muitos conhecimentos! Aprender muitas coisas, tantas que nós depois somos os maiores, porque sabemos tudo!!!
E gostamos que toda a gente saiba o que nós vamos fazendo todos os dias e digam se estão de acordo ou se, pelo contrário, temos que fazer mais e mais… E como poderá isso acontecer?

Primeiro a escola criou um site e agora também as turmas têm um blog ou blogue.

Mas o que é isso de blog ou blogue? Para que serve? Como se faz? Eh, tantas perguntas que estes meninos colocam quando começamos a falar de um assunto!!! Que bom, querem aprender!!!
Bom, um blogue é uma página da Web que se vai actualizando frequentemente através da colocação de mensagens (postagens), podendo estas conter imagens de fotografias, desenhos, música, links, pequenos vídeos, e textos com comentários e pensamentos pessoais de quem escreve.
A sua estrutura, assenta na apresentação das mensagens seguindo uma ordem cronológica inversa, ou seja das mais recentes para as mais antigas.
Um blogue possui ainda um sistema de inclusão de comentários, que permite a quem lê as mensagens fazer uma apreciação crítica sobre o seu conteúdo, tornando-o assim numa ferramenta de comunicação via web, ultrapassando a dimensão da simples publicação.
A nível do seu conteúdo, os blogues podem ser simples arquivos de hiperligações a sites de interesse, páginas de reflexões sobre diversos temas e espaços de troca de ideias e confronto de perspectivas.
Qualquer internauta que não possua grandes conhecimentos informáticos pode criar um blogue em apenas alguns minutos. Existem sites, como por exemplo o http://blogspot.com/(a nível mundial) e o http://blogs.sapo.pt (a nível nacional) que facilmente criam, gerem e alojam gratuitamente os blogues, entre outros.
Neste momento existem mais de 212 milhões de blogues.

Há vários tipos e actualmente é possível dividi-los em três grandes ramos:

Blogues Pessoais:
Os blogues pessoais são os mais populares, pois normalmente são usados como um género de diário com mensagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do autor.
Blogues Corporativos e Organizacionais:
Muitas empresas utilizam os blogues como ferramentas de divulgação e contacto com clientes. A empresa líder em blogues pelo mundo é a Microsoft com um total, aproximado, de 6500 blogues.

Blogues de Género:
Por fim, há blogues com um género específico, que tratam de um assunto dominado pelo o autor, ou grupo de autores. Estes são os blogues com o maior número de acessos. Sendo que eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, informações variadas, musicais, com contos e histórias, opiniões políticas e poesias e até educacionais.

Blogger

Um bloguista (português) ou ainda blogger são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos bloguistas (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo) é conhecido como blogosfera.

No dia 31 de Agosto, comemora-se o Dia do Blogue ou blog (devido a semelhança da data 31.08 com a palavra blog), que se propõe a promover a descoberta de novos blogues e de novos bloguistas.
E pronto, esta pesquisa, que a turma fez na internet, conseguiu elucidar-vos sobre o tema? Então que tal agora visitarem alguns blogues das turmas, primeiro o nosso (http://sac1c.blogspot.com/) é claro…
E deixem comentários… É fácil. É só clicarem na palavra comentários que está no final da mensagem (postagem). Ou na caixinha das mensagens que está na parte lateral do nosso blogue! Já recebemos muitas mas queremos mais, e mais!!! E agora até temos os pais e/ou os Encarregados de Educação a colaborar com o Folhinhas!


No site da escola poderão visitar outros blogues clicando aqui...
18 Janeiro de 2011 - A Professora levou-nos à Biblioteca onde a Profª Ana Valente nos leu o livro " Um bocadinho de Inverno". É uma história muito bonita: «É quase Inverno, e está a chegar a altura do sono anual do Ouriço. O Ouriço pede ao Coelho que lhe guarde um bocadinho de Inverno, para quando acordar saber como é. Mas o Coelho é muito esquecido. Será capaz de se lembrar da promessa?» O escritor Paul Stewart e o ilustrador Chris Riddell criaram duas personagens animais cuja amizade é enternecedora e ao mesmo tempo cheia de humor.
Entretanto a Professora Ana deixou-nos, num comentário, o link deste bocadinho de uma peça sobre o livro. Os personagens são feitos de plasticina. Gostámos de ver e reconhecemos logo "o bocadinho"!


          Click to play this Smilebox scrapbook
Inverno: As nossas composições






                  
Esta é a nuvenzinha preguiçosa da Emilly! Não quer chover! Ah Ah Ah!

















O Folhinhas é o nosso livrinho onde os pais ou Encarregados de Educação vão deixar-nos os seus artigos, os seus desenhos, as suas opiniões, etc. que contribuirão para enriquecer este nosso blogue... precisavamos de ter a atenção dos pais e a professora pensou, pensou e teve esta ideia que decerto vai ser positiva. E já está a dar frutos. A mãe da Marisa já levou o Folhinhas, e, enviou-nos este poema e um artigo que esperamos que gostem. A professora gostou e achou bastante pertinente este tema, pois é a realidade dos nossos dias, somos seres humanos com defeitos e virtudes e os nossos sentimentos têm que ser os melhores para enfrentarmos os problemas que nos aparecem. É a Vida!


Hoje a Estudo do Meio, a Kelma e a Emilly vieram mostrar-me os desenhos delas da Constituição Morfológica da Planta. Claro que eu fui logo digitalizá-los e coloquei-os aqui. Não estão bonitos? E elas sabem, é só perguntar-lhes!!!


           
Hoje é Dia de Reis...
O Dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro.
Festa católica que marca a data da visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, em Belém.


Eram magos (astrólogos), sábios e eram reis. Tinham por nomes Baltasar, Belchior e Gaspar e todos foram adorar Jesus.


Viram uma estrela que lhes indicou o caminho até Belém onde encontraram o Menino Jesus deitado nas palhas de uma manjedoura.


Os Reis Magos levaram ao Deus-Menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza (ouro), a divindade (incenso) e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos.)
Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, é tradição dar as prendas (de Natal) às crianças neste dia.

Aqui na escola, tivemos a visita da turma do 1ºB que nos vieram cantar as Janeiras. Ah! E como não estavamos prevenidos, só lhes demos um rebuçadinho! ...


Nós embelezámos o nosso caderno com mais um desenhinho, desta vez com a representação da chegada dos Reis ao pé de Jesus...



 






Em Portugal, nesta altura, cantam-se as Janeiras, come-se bolo-rei e as crianças representam a história dos Reis Magos.







A professora gosta muito de elefantes e nós quisemos pintar uns para ela vestidos de reis!!! Eh, Eh, Eh...

Feliz Dia de Reis

Voltámos hoje às aulas. Já estamos no 2º Período. Temos que trabalhar muito para aprendermos mais. Começámos logo por falar sobre a estação do ano que estamos a passar, o Inverno...
O texto era muito engraçado e o João que acabou as tarefas, primeiro, foi escrevê-lo no computador da sala. Aqui está ele: ...

Graphics Generator - http://www.mytextgraphics.com
Desenhos realizados pela Kelma, Emilly e Cristiana sobre o Inverno. São as capas para os trabalhos deste Período.  ...
em Belém!

              Já estamos em férias mas no último dia fomos ao Circo... e tivemos festa...Alguns momentos...
Na viagem de ida ao Circo:

No Circo:
                                    Click to play this Smilebox scrapbook

Na Festa de final de 1º Período:
                                 Click to play this Smilebox greeting

Viva, viva, viva, hoje temos 2 aniversariantes na turma, é o Hugo e a Diana... Muitos Parabéns meninos e que passem um dia muito feliz. Tudo de bom para vocês. Beijinhos da professora Noélia e da turma 3º A.
Beijinhos!!! Viva, viva, viva!!!


Estes são os auto retratos do Hugo e da Diana!

No dia 15 de Dezembro fomos visitar o Museu da Electricidade. Foi espectacular e muito interessante. Ficámos de boca aberta, tão grande como o Museu. Gostámos muito de ir lá. E vimos o rio Tejo, a ponte.
Click to play this Smilebox scrapbook
Click to play this Smilebox slideshow
A professora fez a experiência do raio que foi atraído pela sua mão que tem energia...
Click to play this Smilebox newsletter
A parede de fora da nossa sala está assim... Está gira???
E o nosso cantinho?

E o cheirinho do Natal paira no ar... já anda tudo enfeitado e a nossa sala não será excepção...
Andamos a fazer pompons, tão fofinhos... e a lã tão macia que faz lembrar o friozinho que já se faz sentir! E eles já andam a balançar no nosso tecto!
Click to play this Smilebox greeting
30/11/2010

Projecto "Trocas e Banhocas", Higiene Pessoal, realizado pelo Gabinete de Saúde da Câmara Municipal de Loures
                  Click to play this Smilebox collage

A Emilly desenhou esta árvore, tão bonita, para o Natal. Muito bonita, sim... Não acham?
Click to play this Smilebox collage

Temos andado a aprender muitas coisas novas neste mês... Desta vez assistimos à apresentação de uma formação sobre:
Click to play this Smilebox slideshow
e aprendemos quais as consequências boas e as más! Fizemos um jogo onde todos participámos dando a nossa opinião e que foi bastante unânime. Devemos pensar sempre nas consequências das decisões que tomamos na vida e que sejam sempre boas!!!

Amarelo é limpinho
É o nome da formação que tivemos hoje realizada por uma equipa dos Serviços Municipalizados de Loures. Gostámos muito pois aprendemos o que fazer ao lixo que produzimos... E jogámos um jogo onde aprendemos quais os ecopontos que servem a cada tipo de lixo:

Click to play this Smilebox slideshow
E houve duas equipas vencedoras...

O João faz anos!!! Yuppi!!! Vamos dar-lhe os Parabéns e desejar-lhe toda a felicidade do mundo... Que passes um dia muito feliz! Beijinhos da turma 3ºA e da Professora Noélia. FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

















Feliz Aniversário: 4 
Eis o auto-retrato do João...

E não é que tivemos mesmo um Verão de S. Martinho... Não choveu e trabalhámos tanto, Até cantámos e tudo!!! 

Click to play this Smilebox greeting
Visitas e Escola Virtual 10/11/2010
Hoje recebemos a visita da turma do 1º ano, da Profª Mónica. Vieram cantar-nos uma canção acompanhada de instrumentos musicais que os alunos desta turma construíram. Foi espectacular ver os pequenitos a cantar todos afinadinhos e maestrados pela professora deles. Parabéns colegas e profª Mónica. Beijinhos a todos da professora Noélia e dos alunos da turma do 3º A.
Hoje demos o Sistema CirculatórioFoi mesmo giro ver a aula na Escola Virtual e realizarmos as actividades propostas, no quadro interactivo. Queriamos todos ir ao quadro. Mas antes conversámos e fizemos outras actividades com a professora e registámos no caderno com esquemas e tudo!!! Estamos a gostar tanto desta matéria. Ultimamente acabamos sempre a dizer, o quê? Já está a tocar??? 
Temos tantas novidades a contar, trabalhos que fizemos mas a professora anda com pouco tempo para registar aqui... Ontem fomos à Biblioteca ouvir uma história contada pela professora Ana Valente, L'Onda, mas ainda não acabámos os trabalhos que realizámos... E a professora andou a tirar fotos à história que está colada nas paredes e no chão da nossa escola, O rei Malaquias...
Mais uma visita... A equipa dos Serviços Municipalizados de Loures veio dar-nos uma formação sobre:
Água... Pequenos gestos, grandes conquistas...
Adorámos e até jogámos o jogo do "quem quer ser ...". adaptado ao tema. Espectacular!

E a equipa vencedora foi:


                        Alguma informação sobre o Halloween
Hoje é o Dia das Bruxas...
Na 6ª feira comemoramos este dia fazendo algumas actividades:
Fizemos e pintámos abóboras, 
vimos a história da Bruxa que queria ser ... fada
 e outras actividades engraçadas...




No âmbito da estação em que estamos, fazemos sempre trabalhos sobre esse tema. Como é a altura do Outono, de vez em quando, um aluno faz um trabalhinho para colocar aqui. Desta vez a Clara fez este lindo desenho:
 

As nossas árvores que desenhámos em papel manteiga até têm ouriços com castanhas. Serão elas para o nosso Magusto?
28/10/2010
Parabéns Dayna... Muitas felicidades, muitos anos de vida nesta data querida para  ti! Muitos beijinhos da turma e da professora. Viva, viva, viva!!!

O auto retrato da Dayna, Uau!!!























recado para orkut

Hoje é a vez do Ruben Graça, é o dia do seu aniversário! Parabéns Ruben, muitas felicidades e que tenhas um belo dia! Beijinhos da Turma do 3º A e da professora Noélia.
Aqui está o seu auto-retrato:

A Estudo do Meio começámos a estudar o nosso corpo. E aprendemos o que é o Aparelho Digestivo e o que ele faz... Também sabemos agora como a digestão é importante e a Emilly até fez uma banda desenhada a contar tudo:

O Dia Mundial da Alimentação

Comemora-se a 16 de Outubro o Dia Mundial da Alimentação, a data é conhecida atualmente em cerca de 150 países e foi comemorada pela primeira vez no ano de 1981. Tem como finalidade alertar e consciencializar o público em geral e os governantes sobre as questões relacionadas a alimentação e nutrição.
Um dos temas de discussão deve ser a erradicação da fome em todo o mundo e o excesso de alimentos consumidos pela sociedade ocidental o qual representa repercussões graves para a saúde.

Para quem ainda não conhece abaixo temos os 10 mais importantes
Direitos à Alimentação de um cidadão:

1. Direito a pelo menos 3 refeições diárias;

2. Direito à alimentação a custo acessível e justo;

3. Direito a uma alimentação saudável;

4. Direito a uma alimentação variada;

5. Direito a comer em porções adequadas;

6. Direito ao prazer da alimentação;

7. Direito a uma alimentação de qualidade;

8. Direito à segurança alimentar;

9. Direito a informação sobre alimentação;

10.Direito ao aconselhamento nutricional por um dietista.

Na escola fizeram-se várias actividades e nós realizámos um cartaz com os alimentos que devemos comer...
Nesta altura do ano, em todo o país se faz a vindima. A Língua Portuguesa estudámos como nasce o vinho e a Emilly que tem muito jeito para desenho fez um a contar o que faz o Sr. Carlos para vindimar e fazer o vinho:


Hoje a Cristiana faz aninhos!!! Boa, parece que vamos ter festa. Beijinhos, felicidades e Muitos Parabéns!!!
Desejam a professora Noélia e a os meninos da tua turminha...
























Recados para Orkut

Ela fez o seu retrato. Está tão bonita como é, é, é!

Já começámos a trabalhar com o livro do PNL deste período, "Contos para rir" e lemos uma história "Os três desejos".
Foi divertido mas aprendemos que: quem tudo quer tudo perde, oh sim!!!
Contámos tudo num desenho. A Maria e o Manuel queriam muita riqueza e tinham 3 desejos do mendigo que ajudaram mas acabaram por ficar sem nada, pois desperdiçaram-nos com um chouriço, ah ah ah!!!

Click to play this Smilebox slideshow
Hoje a professora Ivone recebeu-nos na nossa Biblioteca. Explicou-nos as regras que devemos cumprir numa biblioteca, a qual está dividida em cantinhos onde podemos consultar e ler os livros, ver um DVD, ouvir música, ver um CD-Room ou CD-Áudio, jogar jogos, etc.
No final aprendemos uma lenga-lenga escrita por Luisa Ducla Soares:
Estamos a trabalhar a nacionalidade, a naturalidade e como está organizado o nosso país que é Portugal!
Descobrimos que nós somos da freguesia de Santo António dos Cavaleiros, concelho de Loures e do distrito de Lisboa. Mas a nossa nacionalidade é de vários países: PortuguesaMoçambicanaAngolana e Brasileira.                                            
O Hugo e a Clara pintaram os 18 distritos de Portugal Continental de várias cores. Ficou tão colorido o mapa do nosso país!!!

No dia 4 de Outubro, o Usufi fez anos e nós deixamos-lhe aqui os Parabéns atrasados. beijinhos Usufi!!!































Parabéns: 8
Auto-retrato do Vinicius
Ontem, dia 28 de Setembro, fez anos o Vinicius. Parabéns para ti e felicidades!
Auto-retrato do Odair
Hoje faz anos o Odair. Desejo-te um dia feliz com tudo de bom!
Beijinhos aos dois da turma e da professora!
Yey!Viva! Viva!
Click to play this Smilebox invite






              Click to play this Smilebox scrapbook


                


Hoje o João, como sempre, foi o 1º a acabar as tarefas de sala de aula pedidas pela professora e foi para o computador. O objectivo é fazer desenhos para o Blog... Vamos ver quem vai fazer mais!!!



E o desenho do João, não ficou bonito? A professora acha que sim!

Olá, sou o João e gosto de Matemática e de escrever textos. Gosto muito da escola. Quando vou para o recreio jogo à bola e brinco com o meu primo Bruno e o meu amigo Luís. E estou a escrever este texto porque fui o 1º a acabar os trabalhos que a minha professora mandou .



Texto escrito por João Vieira

21/09/2010


E a Dayna acabou logo a seguir e desenhou no paint este:



        Dia 13 de Setembro, pelas 9 horas, na sala 5!!!
ImageChef.com
Ismael e Chopin - www.wook.pt